Educação

Vereador Osmar Aguiar fez discurso sobre as inquietudes relacionadas ao funcionamento da educação com o fim do Fundeb

Em discurso no Grande Expediente da sessão da última quinta (08), o vereador Osmar Aguiar (PT), tratou das questões relacionadas ao fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Apesar de ser uma pauta de cunho nacional, o vereador fez questão de fazer um preâmbulo da história do Fundo e o reflexo deste na manutenção da educação. Ele citou o episódio que Coelho Neto passou no passado, chegando a fechar as portas da educação por dificuldades em sua manutenção.

Segundo dados repassados pelo parlamentar, 50% dos recursos de 4.810 municípios são provenientes do Fundeb, sendo que neste grupo estão incluidos 20 que mais dependem do Fundeb e destes 15 estão no Maranhão – ranking liderado eplo município de Buriti. Ele também citou 1.102 municípios brasileiros que 80% é mantida pelo Fundeb. Em Coelho Neto, segundo ele, 89% dos recursos que entram para a manutenção da educação vem do Fundeb.

Criado em 2008, o Fundo tem seu fim previsto para dezembro desse ano e dai a inquietude no que diz respeito a manutenção da educação. Ele citou a mobilização nacional e as PEC´s que tramitam no Congresso Nacional para tratar do tema. Ao final o vereador fez uma indicação para que a secretária de Educação Williane Caldas solicitando informações sobre as negociações a nivel estadual sobre o assunto e informou que participará de evento nacional que discutira sobre o assunto em sua programação.

O discurso teve aparte dos vereadores Ricardo Chaves (Cidadania) e João Paulo (MDB).